sexta-feira, 19 de março de 2010

Câmara de Sintra investe 1,2 milhões no Marketing da "Capital do Romantismo"

A câmara de Sintra anunciou hoje que vai investir 1,2 milhões de euros na promoção da marca turística e cultural “Sintra Capital do Romantismo”, com o objetivo de aumentar o número de dormidas turísticas no concelho.


A marca de promoção turística assenta no conceito de romantismo, uma identidade associada a Sintra, e consiste no desenvolvimento de projecto de animação turística como itinerários e programas românticos, com o objectivo de potenciar a oferta turística e agregar os diversos promotores turísticos e culturais do concelho.

A funcionar desde 2009 através do lançamento dos sites da internet www.sintraromantica.net e www.sintrainn.net, e dos três roteiros itinerários, a autarquia pretende agora expandir este conceito a redes sociais como o Facebook, onde já tem milhares de seguidores.

O presidente da câmara de Sintra, Fernando Seara, e o vereador da autarquia com o pelouro do Turismo, Lino Ramos, apresentaram hoje em Lisboa, o programa de animação e promoção turística para 2010, e ambos afirmaram que a marca tem sido um sucesso.

“Sintra está em contra ciclo com a restante realidade turística da grande Lisboa, onde o número de visitantes baixou entre sete e nove por cento. Em Sintra aumentou cinco por cento e o número de dormidas ascendeu aos 42 por cento [200 mil]”, disse aos jornalistas o presidente da Câmara de Sintra.

Segundo Fernando Seara, Sintra foi visitada em 2009 por dois milhões de pessoas e a autarquia vai continuar a apostar nos mercados espanhol e no “da terceira idade francês”, sem deixar de olhar para “o novo turista asiático e começar a potenciar a visibilidade de Sintra no novo turista chinês”.

“A Republica da China vai ‘libertar’ dentro de dez anos cem milhões de turistas. Vamos, em parceria com Granada, fazer um intercâmbio com dois locais património natural da China porque temos que olhar para o turismo com dez anos de distância”, garantiu Fernando Seara.

A Câmara de Sintra vai investir nos próximos dois anos 1,2 milhões de euros na divulgação da marca “Sintra Capital do Romantismo”, com o objetivo de “atingir as 400 mil dormidas”.

Segundo o vereador com o pelouro do Turismo, Lino Ramos, a autarquia tem quinze pedidos de construção/licenciamento de hotéis e albergues, e dentro de dois anos poderá surgir um parque de campismo no Magoito, em colaboração com a Junta de Freguesia de São João das Lampas.

“O nosso objectivo não é massificar. Seria contraproducente fixar dois milhões de turistas em Sintra porque o nosso turismo é de qualidade e não temos hotéis impessoais. Mas a ideia de que os turistas visitam Sintra e depois não pernoitam vai acabar”, garantiu.

Do Plano de Animação para 2010 apresentado hoje constam a realização de eventos como o Festival de Sintra, exposições caninas, a rota das feiras e torneios, Sintra Arte Pública, mundial de bodyboard Sintra Portugal Pro, festival de artes de rua, Sintra Fashion, e a rota do vinho Colares.

Em paralelo, a autarquia vai também investir 2,5 milhões de euros na requalificação da centenária linha do eléctrico, que liga a vila à praia das Maçãs.

O presidente da câmara adiantou que, aliado a estes investimentos, “gostaria de aproveitar a base aérea de Sintra para voos low cost”.

“Estamos em processo de avaliação, que também dependerá da concretização do futuro aeroporto de Lisboa”, disse.

Sintra é uma ainda uma das 21 finalistas da iniciativa “7 maravilhas de Portugal” na categoria florestas e matas.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário